1 1

segunda-feira, 31 de março de 2014

DISCURSO DE FORMATURA

Prezados membros que constituem esta mesa solene.
Prezados formandos dos cursos de Letras, Pedagogia e História.
Prezados pais, cônjuges e convidados.
                    

     Na condição e na feliz responsabilidade de oradora das turmas de 2010.1, sinto-me extremamente honrada por aqui estar representando todos os formandos da escola de educação dos cursos de Letras, Pedagogia e História. Sei que a emoção que sinto é compartilhada por cada um dos formandos aqui presentes.



     Não poderia começar por outra coisa que não fossem os agradecimentos. Agradecemos aos nossos pais, esposos, esposas, filhos, parentes, que ao longo de alguns anos precisaram abrir mão de nossa presença por muitas vezes, contudo,compreenderam a importância de nossas ausências. Agradecemos aos professores que nos acompanharam nessa jornada de formação profissional e que já estão guardados em nossas memórias e nossos corações, alguns pelo jeito engraçado, outros pelo jeitão mais sério, porém cada um com sua marca e seu valor!



     Bem, em 2010, ano em que demos início à graduação, havia muitas expectativas, incertezas e medos que, ao longo dos quatro anos, foram sendo substituídos por aprendizado, experiência, maturidade. Não importa os motivos que nos trouxeram para esse caminho, o que importa é que descobrimos o nosso caminho, um dos vários em que trilhamos nos muitos ciclos de nossas vidas.



     Porém, para chegarmos aqui foi indispensável a presença e a experiência de cada docente. Do primeiro semestre, em que tudo era novidade, empolgação, até o último, em que quase tudo já era conhecido e reconhecido. Em cada aula, cada semestre, um tijolo na construção da nossa formação era acrescentado. Foram muitas experiências partilhadas, muita paciência, muitos incentivos, “puxões de orelha”, incontáveis seminários, fichamentos, relatórios, resenhas, resumos etc etc... que contribuíram, claro, para nossa transformação e mudança até chegarmos aqui.



     Junto aos professores, nesse período, estiveram nosso colegas de turma que, agora no fim do curso, já fazem parte de nossas vidas e muitos são mais que irmãos! Não dá pra imaginar essa empreitada sem as amizades que fizemos. Uma família que não escolhemos, mas aceitamos e crescemos juntos. Foram sorrisos, lágrimas, desabafos, gargalhadas, discussões. Quatro anos de convivência com pessoas tão diferentes de nós e que, mesmo assim, aprendemos a amar porque juntos amadurecemos, mudamos, refletimos, evoluímos. Amamos tanto que até casamento vai sair (Samantha e Jeferson de História).



     Hoje estaremos recebendo o “passaporte” para o mercado de trabalho. Muitos como eu, já estão no exercício da profissão e outros ainda aguardam a oportunidade de colocar em prática o que nos foi ensinado. Entretanto, todos estamos cientes do papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade.Por isso, como educadores, e não somente professores, na área que cada um aqui escolheu, há um desafio no trabalho de formação de cidadão. Seja na importante função de formar a base, o alicerce, e preparar os alunos para seguir em frente na jornada educacional, o educador de Pedagogia. Seja para dar ao aluno condições de ampliação do domínio da língua e da linguagem, o educador de Letras. Seja para proporcionar a ampliação, gradativa, d realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, o educador de História.





     Portanto o que há dentro de mim e acredito que dentro de todos os formandos aqui presentes é a mistura de sentimentos. Sentimento de dever cumprido, de vitória alcançada, de ciclo concluído, mas também a certeza de que novos horizontes nos esperam, com novos desafios, novas dúvidas, novas expectativas, que nos estimularão a continuar e procurar aperfeiçoamento em nossa área docente! Vamos em frente educadores!!!


Natal, 13 de fevereiro de 2014.



2 comentários: